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quarta-feira, julho 14

 O TABULEIRO E O MOVIMENTO DE CADA PEÇA DO JOGO

xadrez é um jogo por turnos para 2 jogadores que desenvolve-se sobre um tabuleiro de 8 por 8 quadrados, também chamados casas. No total são 64 casas que se alternam entre claras e escuras.

Cada lado se distingue por cor (peças brancas e pretas) e tem 16 peças que são distribuídas da seguinte forma:

  • 1 rei
  • 1 rainha ou dama
  • 2 bispos
  • 2 cavalos
  • 2 torres
  • 8 peões


Existe uma posição oficial para se colocar o tabuleiro a mesa antes de se iniciar qualquer jogo: a casa preta do canto do tabuleiro sempre a esquerda do jogador, como podemos observar ao cantos a1 e h8, para os respectivos jogadores, sempre ficarão a esquerda. 

O rei branco sempre na casa preta e1 e o rei preto da casa branca e8; rainha branca na casa branca d1 e rainha preta na casa d8. Cada rei ou rainha tem seus respectivos ajudantes: bispo, cavalo, torre e 4 peões relacionados. 

Assim, o bispo da casa c1, é o bispo da rainha branca; o bispo da casa f1 é o bispo do rei branco; o cavalo da casa b8 é o cavalo da rainha preta; e o cavalo da casa g8 é o cavalo do rei preto; o peão da casa a2 é o peão da torre da rainha branca e o peão da casa h2 é o peão da torre do rei branco e assim sucessivamente.





MOVIMENTO DA RAINHA

A rainha e considerada a peça mais poderosa do jogo, e seu poder decorre da sua enorme capacidade de mobilização durante o jogo: Ela pode se movimentar tanto na diagonal como na horizontal e vertical



MOVIMENTO DO BISPO

O bispo se move em vertical e tem mobilidade restrita cor da casa de origem, portanto o bispo que se inicia na casa preta sempre ficará em casa pretas do tabuleiro.

MOVIMENTO DA TORRE


A torre tem uma grande mobilidade no tabuleiro, podendo se movimentar em horizontal ou vertical.



MOVIMENTO DO CAVALO

O movimento do cavalo e um pouco mais sutil e diferente, pois movimenta-se no formato da letra L sempre pulando 2 casa e virando 1 para a direita ou esquerda, ou pulando 1 e virando 2 . É a única peça que pode saltar por outras peças para chegar a casa de destino.


MOVIMENTO DO REI

O rei possui movimento semelhante a da rainha, porém, reduzido a apenas uma casa, exceto em um único movimento especial ( o roque) do qual falaremos mais tarde.


MOVIMENTO DO PEÃO


O movimento do peão se reduzir a seguir de casa em casa para frente, sendo permitido apenas saltar duas casas se este estiver na sua casa de origem do começo do jogo. Portanto, qualquer peão branco que ocupe as casas da linha 2, poderá pular duas casas como movimento especial, depois somente 1. 




Diferentemente de qualquer outra peça do tabuleiro, o peão captura peças adversária em dicordância do seu movimento: move-se na vertical e captura em diagonal. 


Também e próprio para o peão a captura em "en passant", quer dizer, de passagem em francês, quando o peão adversário, no movimento anterior ao seu, salta duas casa e passa pela casa de captura do seu peão, você, somente logo após a este movimento do adversário, poderá capturar este peão e ocupar a casa que seria a correta da captura.





Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro (linha 8 para os peões brancos e linha 1 para os pretos), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo, torre ou dama da mesma cor.

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